quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Quem perdoa pode ser mais feliz...

Hey pessoas, quanto tempo não venho nesse espaço. Na verdade, acho que só venho quando julgo necessário espalhar minhas palavras. Logo, estou precisando disseminá-las.

Hoje passei o dia sozinha, fiz todas as coisas que eu deveria fazer hoje, cumpri meus objetivos, falei com algumas pessoas por telefone, ouvi muitas coisas, falei muitas coisas, pensei em muitas coisas e cheguei a conclusão final de que meu dia foi produtivo em todos os sentidos. Que bom.

Às vezes a gente realmente precisa ficar sozinha pra pensar e para enxergar coisas que estão tão perto e visíveis aos olhos que quando a gente está cercada de vozes e da intervenção de outras pessoas, não conseguimos visualizar da forma correta. 

Parei pra pensar em atitudes que vim tomando durante toda minha caminhada, em coisas que falei, fiz, do mix de sentimentos que tive nos períodos de turbulência e calmaria. Do dia que uma hora estava chuvoso, nebuloso e frio e que parecia me cortar por dentro de tanta melancolia e tristeza, e desse mesmo dia chuvoso e frio, que era apenas mais um dia chuvoso e frio porque eu me sentia aquecida por dentro.

Por falar em aquecer internamente, lembrei de uma coisa que eu não costumava fazer muito até pouco tempo. Perdoar. Perdoar pra mim era só da boca pra fora, era uma coisa superficial, só pra ficar tudo bem, mas a mágoa ficava dentro de mim. De 1 ano para os dias de hoje, eu mudei muito meu conceito com relação a perdão. Perdoei pessoas que eu amava, que realmente eram importantes na minha vida e que eu sabia que meu coração aceitaria de volta. Perdoei porque simplesmente eu sou mais feliz com elas, do que sem. Perdoei porque somos seres humanos e estamos passíveis a errar a todo instante. Perdoei porque já fora perdoada e fui muito agradecida por aquele momento. Perdoei porque me preocupo com minha sanidade mental. Perdoei porque perdoar é digno, é bonito, é sincero, é difícil e exige esforço de ambas as partes para que aconteça. Perdoei, simplesmente por perdoar.

Como já postei uma vez aqui, antigamente eu me achava muito perfeitinha, aquela que quando errada, raramente aceitava que errava e conseguia justificativa para tudo. Não que as coisas não tivessem uma justificativa, tudo que a gente faz seja certo ou errada tem uma justificativa...mas a justificativa existia mais pelo outro do que por mim mesma.Hoje aceito meus erros, na verdade, aceito não, porque quando a gente erra em um momento de fragilidade, estresse e desconforto pessoal, a gente sabe que errou e não aceita, porque não deveria ser assim. Mesmo assim, passei a assumi-los. Continuo justificando meus erros, porém, principalmente para mim mesma. Entendo o significado de cada um deles. Por mais que pra mim não pareça nada grave, não tenha o mesmo significado que teve para o outro, ainda assim, é necessário assumir pra si mesma o estrago que ele pode provocar.

Bom, dei voltas e mais voltas e não cheguei no ponto chave. Quem ama de verdade, perdoa de coração, perdoa de alma e dá chance para que o outro mostre que aprendeu a lição. Mágoa não faz ninguém feliz. Você pode até estar certo de algo, porém, vai ficar prendendo o choro e aguando o bom do amor, como dizia Cazuza? 

Li uma frase de um amigo no facebook hoje que dizia: Perdoa e seja mais feliz. 

E não é verdade? Eu fui muito mais feliz a partir do momento em que perdoei algumas coisas e pessoas que passaram na minha vida. Não é necessário ser um ser espiritualmente evoluído ou supremo para que isso aconteça. Basta olhar pra dentro de si mesmo e verificar a importância que aquela pessoa tem na sua vida. O que ela significa pra você. Se ela realmente significar, ela vai merecer o seu perdão e a sua consideração, porque não é porque ela tenha errado que ela não esteja tentando consertar o seu erro e com toda certeza ela está sofrendo tanto ou mais do que você por ter te feito mal em algum momento.

O tempo é o senhor de tudo mesmo. Ele que esfria a nossa cabeça, enobrece a nossa alma e revitaliza. Porém nunca se esqueça de que as pessoas não são eternas. Nada é eterno. E que às vezes pode ser tarde demais.

Olhe sempre pra dentro de você e se permita tampar os buracos que existem na sua alma para que sejas mais feliz. O amor pode destruir, mas o poder de reconstrução dele é muito maior.

Independente do que seja, como seja e porque seja....permita se amar e ser feliz consigo mesmo. Não esquece de que mesmo quem está do outro lado, estará de alguma forma, SEMPRE ao seu lado e torcendo por você em todos os momentos e etapas da sua vida. Esta é a sina de quem ama de verdade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário