Hoje estava no carro, dirigindo pela Grajaú-Jacarepaguá, quando tocou a seguinte música na JB: "Quando a gente gosta é claro que a gente cuida..." E fiquei refletindo acerca do que seria o gostar e o cuidar na concepção de cada um.
Sabemos que somos seres únicos, pensamos muitas vezes parecidos com um ou outro mas somos mais a gente mesmo, sempre. No entanto, eu gosto logo cuido. Mas pra muitos o gostar e o cuidar são feitos de forma diferente ou nao estão totalmente interligados. Pode ser cuidado pra mim pedir uma ligação pra saber se o dia de trabalho foi bom ou se melhorou daquela gripe...mas pode ser cuidado também não ligar pra talvez não atrapalhar o repouso alheio e vice versa. Estive com minha terapeuta hoje, que me falou um pouco sobre esse processo de cuidado e no final acrescentou: O ser humano é muito complexo, às vezes a gente precisa "brincar de viver" um pouco pra que as coisas não sejam tão intensas, tão pesadas, se não a nossa cabeça vira uma verdadeira bagunça e o nossa vida por consequência também.
Pensando no brincar de viver, lembrei de Maria Bethânia, que encanta ao cantar uma canção de mesmo nome e fiquei cantarolando internamente: "..Você verá que é mesmo assim, que a historia não tem fim...continua sempre que você responde sim à sua imaginação. A arte de sorrir cada vez que o mundo diz Não. Você verá, que a emoção começa agora, agora é brincar de viver. E não esquecer, ninguém é o centro do universo, que assim é maior o prazer..." Essas duas frases em negrito, conseguem explicar tudo que essa musica diz na letra inteira. Problemas no trabalho? Ok, todo mundo tem, se não forem para serem resolvidos da maneira que gostaríamos, vamos seguir em frente à procura de alguma outra coisa que mais a frente pode até ser melhor pra gente. Problemas em casa? Ja está provado que cara feia é fome, então, resta continuar a sua rotina normalmente como se nada tivesse acontecido até que uma hora as coisas naturalmente esfriem e voltem ao que eram antes. Problemas no relacionamento? É melhor brincar de viver mesmo...melhor pensar que a leveza pode ser a melhor opção, pois nem todo mundo tem ombros largos para carregar o peso que é ser um só em duas pessoas. Amar é maravilhoso, então por que deixar de amar ou tentar arrancar o amor bruscamente de dentro de você? Não adianta. Se existe a possibilidade de fazer algo de diferente por um relacionamento, nem que seja algo que você nunca tenha feito em algum, faça, pois quem sabe essa solução possa ser a melhor opção para o hoje , com a finalidade de que o amanhã seja refeito? Ou para que apenas o hoje valha à pena, seja prazeroso, em vez de ser um problema que apenas enche a cabeça de coisas ruins em vez de ocupa-la com as boas.
Sigo tranquila, serena e cada dia mais aprendendo com as coisas que acontecem na minha vida e com as pessoas que fazem parte dela. Lembrando que não existe o certo ou o errado. Eu sou da área da saúde e muitas coisas diferentes são feitas de formas diferentes para que se salve a vida de alguém, mesmo que a sua atitude seja condenada por outras pessoas.
Um beijo e desligo ao som de Rihanna que arrasou no Rock in Rio.